Quebrando a barreira do som, quebrando desafios!
É de São Paulo nossa primeira mulher a entrar no Memorial de Pioneiros Brasileiros na Estratosfera, uma realização da Agência Marcos Pontes, única empresa genuinamente nacional que autentica este tipo de aventura. Carinhosamente conhecida como nossa “Dina”, fez jus a coragem e determinação necessárias para vencer este desafio.
Dina passou por uma seleta bateria de exames médicos, recebeu treinamento físico e psicológico, teve aulas e apoio do astronauta Marcos Pontes e por fim, foi credenciada para a experiência mais fascinante de sua vida: voar em um caça de combate!
Não foi fácil, mas quem disse que atingir um objetivo é fácil? Dina estava disposta a realizar o “passeio com emoção”, deste modo, nossa legítima representante do sexo feminino atingiu a incrível marca de 7Gs, isto é, sofreu uma carga oposta ao seu corpo equivalente a 7 vezes seu peso, o que é bem desconfortável. Mas ela não se importou, queria vivenciar a experiência de voar em um caça Mig-29 como um verdadeiro piloto de caça, voando mais rápido que o som, executando manobras de combate e atingindo altitudes incríveis.
As manobras radicais como loopings, voo de cabeça para baixo, voo em giros, rasantes, queda livre, entre outros, exigem alta carga de força G para serem realizadas.
Com relação à altitude, Dina atingiu cerca de 17km, uma marca conhecida como Estratosfera, onde o céu é negro e a curvatura da Terra é aparente.
A ruptura da velocidade do som foi superada em 1,7 e atingiu a marca de 1.850 km/h.
\”Estamos no inverno rigoroso da Rússia. Porém, quando entrei na Estratosfera, parecia que tinha chegado ao paraíso. O calor do Sol, muito brilhante e com outra \”roupagem\” e o céu limpíssimo me transportaram a um lugar mágico. Daí por diante, subimos, até alcançar a marca de 16.700 km, onde o teto do mundo é negro.
Ser a primeira mulher na Estratosfera é uma experiência única. Convido todas as mulheres de fibra a fazerem parte desta comunidade comigo.\” – concluiu Dina.
Ela não deseja parar por aqui: dia 13 irá conosco até Moscou, onde fará um treinamento em gravidade zero a bordo de um avião especialmente preparado para isso. Após simulações de ausência de gravidade, seu próximo passo é ser a primeira brasileira no espaço. Não duvide!
Dia 12 de Novembro de 2015, Dina entrou em nosso Memorial de Brasileiros na Estratosfera com o codinome “Estratosfera 15”, uma honra do mais alto grau e atingido por poucos. Uma mulher de fibra que merece nosso respeito e admiração, agora chancelado com a experiência vivencial do mais alto nível. Sua vida nunca mais será a mesma…