Anunciado o primeiro Turista espacial brasileiro
O executivo Paulista Bernardo Hartogs, de 53 anos deve ser o primeiro turista espacial do Brasil.
Hartogs foi o único brasileiro na lista de 250 passageiros da Virgin Galatic. O nome de Hartogs constava na lista nobre dos chamados “passageiros fundadores” termo usado pela Virgin Galatic referindo-se a aqueles que pagaram com antecedência o preço total de US$ 200 mil pela viagem suborbital.
O executivo participou de um programa de treinamento em Novembro de 2009 para preparação do vôo.
Em uma entrevista por telefone para a BBC Brasil, o executivo afirmou que quase chorou quando fez a simulação do vôo, e ainda disse que foi uma sensação emocionante e indescritível.
Ao lado de Hartogs figuraram na lista nomes como o do físico e escritor britânico Stephen Hawking e o designer francês Phlippe Starck.
O primeiro turista espacial da história foi o empresário americano, Dennis Tito que em 2001 visitou a Estação Espacial Internacional.
No total, oito pessoas já passaram férias espaciais na estação – um pacote que custava cerca de U$ 40 milhões por pessoa e utilizava a espaçonave russa Soyus. Atualmente, este passeio não esta mais disponível, devido a quebra dos vôos de ônibus espaciais norte-americanos, a grande demanda para envio de astronautas através dos russos, além é claro da possibilidade de voos mais curtos e por um valor muito menor, os chamados voos suborbitais.
Estes voos suborbitais estão sendo vendidos pela Agência Marcos Pontes.