Viagem para a Lua: alguém se habilita?
Durante os últimos 10 anos, Anderson e Space Adventures tem sido o ponto de negociação entre abastados passageiros para voar a bordo de espaçonaves russas tipo Soyuz, para a Estação Espacial Internacional.
Agora ele está pronto para levar a Space Adventures ao próximo nível. Para a lua!
A idéia de uma empresa privada em enviar passageiros pagantes ao espaço foi escandalosa no final dos anos 90, quando Anderson foi o primeiro a sugerir a idéia, mas pelo menos os astronautas profissionais já estavam viajando com regularidade na época. Ninguém foi à Lua desde 1972, nem qualquer agência espacial do governo tem um plano sólido para retornar.
Para Anderson, que foi o primeiro a criar um negócio de turismo espacial, com a idade de apenas 23 anos, este é apenas mais um estágio para o negócio.
Eric Anderson cresceu no subúrbio de Denver, em Littleton, no Colorado, filho de uma mãe argentina e um investidor imobiliário americano. Como um menino, ele e sua família fizeram excursões freqüentes para as montanhas e ele credita o ponto de vista das Rochosas com faíscas a sua paixão pelo vôo espacial.
\”Há pouco na Terra que é tão belo como o céu à noite nas montanhas do Colorado\”, diz ele. O jovem Anderson tornou-se um gênio da matemática, saltando dois a três anos à frente de seus colegas. Pelo quinto ano ele estava escrevendo programas de computador em computadores da iniciante Apple, e pelo seu primeiro ano.
Anderson participava de todas as aulas de matemática que sua escola oferecia.
Seu objetivo de se tornar um astronauta não deslanchou, quando ele foi diagnosticado com miopia. \”Isso foi um revés muito grande\”, lembra ele.
Depois da formatura na Universidade de Virginia, com uma licenciatura em engenharia aeroespacial, um estágio com a NASA e, finalmente, um trabalho de escrita de código de software para uma empresa que fez a modelagem de naves espaciais, tudo isso foi uma outra maneira de chegar ao espaço, segundo Anderson.
O empresário e companheiro entusiasta de espaço, Peter Diamandis, que alguns anos mais tarde criou o X PRIZE para o arranque dos vôos espaciais comerciais, apresentou ao operador de viagens de aventura Mike McDowell, que estava enviando clientes para passeios no Ártico, passeios subaquáticos em submersíveis russos. Juntos, os três tiveram a idéia inicial para a Space Adventures e ZERO-G Corporation. Diamandis forneceu a inspiração e um pedaço do financiamento. \”Nós juntamos 250.000 dólares para começar a Space Adventures\”, diz Anderson
Em 1998, a primeira empresa mundial de turismo no espaço nasceu, assim como a inspiração na criação da Agencia Aventuras Incríveis como um apoiador no negócio.
Trabalhar com o programa espacial russo foi uma escolha óbvia. A empresa esperava eventualmente, enviar clientes pagantes em órbita, e \”não havia nenhuma maneira que a NASA deixa-se ninguém comprar um vôo no ônibus espacial\”, diz Anderson. Mesmo se permitisse, o preço seria cerca de US $ 200 milhões por assento, praticamente 10 vezes o custo de um passeio em uma nave russa Soyuz.
Na verdade, a porta já estava entre aberta: em 1990, os russos haviam enviado um japonês repórter de televisão, Toyohiro Akiyama a estação espacial Mir em troca de dinheiro (na época por “míseros” US $ 12 milhões.
Akiyama não foi considerado um turista espacial, mas ele não era um cosmonauta profissional também. Um ano depois, o químico britânico Helen Sharman também conseguiu, tendo conquistado o seu lugar na estação Mir através de um concurso patrocinado por um consórcio de empresas britânicas.
Assim, Eric Anderson viu a oportunidade e agarrou. Criou a primeira empresa de Turismo espacial do mundo. Todos seus bilhetes podem ser vendidos pela Aventuras Incríveis no Brasil, empresa do astronauta Marcos C.Pontes.