Sobre os foguetes Soyuz
Arianespace lançaram suas Soyuz ST-A partir do Spaceport Europeu \”Centro Espacial da Guiana (CSG)\”, em Kourou, na Guiana Francesa. O lançamento ocorreu às 02:03 GMT na manhã de sexta-feira passada.
Este foi o segundo Soyuz lançado a partir de Kourou – recentemente construído, seguindo as duas missões européias bem-sucedidas para o satélite \”Galileo\” em órbita através do Soyuz ST-B.
O veículo de lançamento Soyuz é um veterano, descendente do míssil intercontinental Semyorka R-7, um dos primeiro balísticos do mundo. O R-7 foi projetado por Sergei Korolev e voou pela primeira vez em 1957. Uma versão modificada foi utilizada para o lançamento do primeiro satélite, o Sputnik 1, em 4 de Outubro desse ano.
O R-7 formou a base para o Luna, Vostok, Voskhod, Molniya e as famílias de foguetes Soyuz. Até agora todos os vôos espaciais soviéticos e russos tripulados foram lançados usando foguetes derivados do R-7.
A Soyuz, que voou pela primeira vez em 1966, era uma modificação do foguete Voskhod apresentando um sistema de telemetria atualizado e mais leves, motores mais eficientes que otimizam o combustível em relação aos seus antecessores. Ele foi inicialmente usado para lançar a capsula espacial Soyuz, mas com a introdução da Soyuz-U, em 1973 começou a lançar outros satélites também.
O Soyuz-U, que se mantém em serviço, é o sistema de lançamento orbital mais voado já desenvolvido, tendo feito cerca de 750 vôos até aqui, além de cerca de 90 mais na configuração Soyuz-U2 otimizada para usar propulsores sintéticos.
O Soyuz-2 foi desenvolvido a partir dos modelos mais antigos Soyuz, e as características dos sistemas de controle digital de voo e os motores foram modernizados. Voou pela primeira vez em 2004. Duas variantes estão atualmente em serviço, o Soyuz-2-1a, eo Soyuz-2-1b, que possui um motor RD-0124 de terceira fase que fornece impulso adicional. O RD-0124 foi declarado operacional em 03 de maio de 2011.
A terceira configuração, o Soyuz-2-1v, está atualmente em desenvolvimento e espera-se para fazer seu vôo inaugural no próximo ano. Possui um motor NK-33 no lugar do RD-108A.
Você pode assistir ao lançamento de um foguete através da agência brasileira de turismo Aventuras Incriveis.