Desvende as profundezas do Pólo Norte em um submersível
O primeiro mergulho de alta profundidade ao fundo do oceano no Pólo Norte foi concluído com sucesso. A expedição é a primeira em que os seres humanos conheceram O verdadeiro Pólo Norte , que fica a mais de 4.261 metros (13.980 pés) sob a tampa grossa de gelo polar permanente.
O australiano aventureiro Mike McDowell e o empresário Frederik Paulsen estavam entre os seis submarinos que fizeram o mergulho histórico.
Estamos felizes e em segurança de volta a bordo do nosso navio mãe Akademik Fedorov. Depois de quase 10 horas de mergulho no fundo do oceano, diretamente do Pólo Norte, assistimos muitos peixes pequenos em lentos movimentos, múltiplas anêmonas e medusas coloridas, disse McDowell.
Os dois submersíveis russos Mir preparados para enfrentar extrema profundidade, mergulharam através de um buraco especialmente construída no gelo polar em uma missão apelidada de mistura de ciência e exploração.
A operação de mergulho foi comandada pelo Chefe Pilot Dr. Anatoly Sagalevitch e apoiado por sua equipe de submersíveis de renome mundial da Shirshov PP do Instituto de Oceanologia, Rússia.
Os pilotos foram o Dr Sagalevitch (Mir I) e Genya Cherniaev pilotando o Mir II.
A habilidade e experiência de nosso piloto Genya Cherniaev nos permitiu ascender direto sob o quebra-gelo. Enquanto subíamos, fomos capazes de ver as luzes do poderoso submarino, pendurado especialmente para fins de navegação pendurado. Eles nos guiou de volta para a abertura muito pequena na calota de gelo, feita anteriormente pelo navio quebra-gelo nuclear e mantidas abertas por sopro da hélice do navio, disse McDowell.
Devido à natureza do mergulho sob o gelo grosso houve momentos durante o mergulho, não tínhamos comunicações e informações de navegação a partir da superfície, mas a equipe MIR Submersão do Shirshov PP Instituto de Oceanologia fez um magnífico trabalho de gerenciar a operação de mergulho e abrangendo todas as seguranças e procedimentos logísticos do mergulho.
Duas embarcações de grande porte, o navio polar de apoio Akademik Fedorov e os quebra-gelo movido a energia nuclear Rossiya apoiou a expedição, quebrando o gelo e transportando os submersíveis e a tripulação desde Murmanski, na Rússia.
Cada submersível de três pessoas voltaram à superfície com amostras biológicas, confirmando a existência de vida em um dos lugares mais inóspitos da Terra.
Este passeio esta disponível para interessados através do email contato@aventurasincriveis.com.br . Mergulhadores e interessados de todo Brasil podem contar com a agência Aventuras Incríveis para estes e outros passeios além mar.