Cosmonauta preparando-se em Star City
O astronauta da ESA André Kuipers está oficialmente pronto para a decolagem em 21 de Dezembro: ele e seus colegas de tripulação passaram pelos exames finais e partiram para o local de lançamento ontem, em Baikonur.
Cada equipe destinada à Estação Espacial Internacional deve enfrentar dois dias de exames finais nos simuladores em Star City, perto de Moscou, antes de serem enviados para o espaço.
E não é uma formalidade – eles têm que mostrar que podem controlar sua nave espacial Soyuz e lidar com a Estação em todas as situações.
A tripulação e seus backups devem lidar com uma infinidade de problemas, escolhidos cegamente em envelopes lacrados para o teste.
A simulação de André na Soyuz começou com um transmissor de rádio quebrado, forçando-o a voar sozinho, sem ouvir uma palavra da Terra.
Em seguida, os sensores automáticos de horizonte falhou e ele teve de realizar o controle de altitude por méritos próprios. E não foi só: pouco antes do encaixe, o radar da Soyuz falhou inesperadamente e ele teve que continuar manualmente.
O retorno simulado para a Terra tambem não foi nada fácil: a fumaça de verdade apareceu de repente em sua cápsula, forçando-o a vestir rapidamente sua roupa, fechar os capacetes, mudar a ventilação e desligar a energia elétrica. Ele teve que eliminar todo o ar da cápsula para controlar o fogo.
Em seguida, o freio motor foi desligado muito cedo e ele teve que calcular o tempo certo para disparar os motores menores de backup.
Pra finalizar, o computador se recusou a desligar os propulsores e ele teve de mostrar habilidade novamente, realizando a tarefa pelo modo manual.
O curso de cosmonauta prevê que sabendo lidar com missões como essas, em vôos reais o cosmonauta sentirá como num cruzeiros de férias.
Depois de passar nos exames, a tripulação começou a seguir as tradições que fazem parte de cada missão espacial, desde Baikonur, durante décadas, com raízes que remontam ao vôo pioneiro de Yuri Gagarin em 1961.
Um deles foi visitar o escritório de Gagarin. Após os resultados dos exames, foram formalmente aprovados. O quarto em Star City foi deixado como estava desde o dia em que Gagarin morreu.
André e seus colegas de tripulação escreveram uma breve saudação no livro de visitas e, em seguida, foram até a Praça Vermelha para depositar flores junto ao muro do Kremlin, em memória aos cosmonautas acidentados.
A tripulação decolou ontem às 10h01 hora local de Moscou, para Baikonur, seguindo os preparativos finais e a quarentena antes de seu lançamento, marcado para 21 de Dezembro.
A nossa agência Aventuras Incríveis é a única agência brasileira que oferece um curso de cosmonauta nas mesmas instalações citadas, oferecendo experiência real e vivencial que poucas pessoas no mundo tiveram a chance de conhecer. Conheça nossos pacotes de experiências em Star City através de nosso site.