Consenso internacional sobre a exploração espacial conjunta
Representantes de 28 países, da Comissão Européia e a Agência Espacial Européia (ESA) se reuniram em Lucca, na Itália, em 10 de Novembro para a Terceira Conferência Internacional sobre a Exploração Espacial Internacional.
A conferência destacou a importância da exploração espacial e seus benefícios diretos para a humanidade. Entre os assuntos em pauta, foi abordado os desafios globais através de tecnologia inovadoras, construcao de parcerias globais através da partilha de metas desafiadoras e pacíficas, inspirar gerações mais jovens, oferece a expansão econômica e novas oportunidades de negócios.
Os representantes aprovaram a Declaração de Lucca, que reconhece o benefício de um diálogo permanente sobre a exploração espacial e do futuro para ajudar a identificar áreas potenciais de cooperação internacional.
Espera-se que as discussões ainda cobrirão missões conjuntas e a colaboração em pesquisas, e pode levar a uma maior cooperação em áreas como o acesso a tecnologias inovadoras no espaço, como o uso das atuais infra-estruturas de órbita e a robótica.
Os Estados Unidos se ofereceram para sediar a próxima reunião. Este é mais um passo na direção de tornar o espaço a fronteira final, onde as nações de todo o mundo terão livre acesso, sem barreiras regionais, de línguas ou de cultura. Vale lembrar que o turismo espacial já é uma realidade, e qualquer pessoa hoje pode ter acesso a um vôo suborbital através de nossa agência Aventuras Incríveis.