China lançou nave não-tripulada
O foguete chinês Longa Marcha 2F decolou na manhã deTerça-feira passada, colocando em órbita a nave tripulada Shenzhou-8.Esse será o primeiro veiculo espacial do país capaz de acoplar com o módulo Tiangong-1, conhecido como Palácio Celestial 1, colocado em órbita em Setembro.
A operação era considerada crucial para testar a evolução do programa espacial Chinês. Os testes de acoplamento vão dar experiência para a China construir uma estação espacial tripulada prevista para 2020.
O lançamento do foguete teve uma ampla cobertura de imagens, feitas por câmeras de TV.
Para que as naves consigam sucesso no acoplamento, devem estar a 340 quilômetros da Terra, estar na posição ideal para se acoplarem. Sensores medem a distância de um em relação ao outro para conduzir a aproximação final e o contato.
Quando estiverem conectados, o Palácio Celestial e o Shenzhou-8 passarão 12 dias circulando juntos, até que seja feita a separação e um novo teste de acoplamento.
Os chineneses ainda pretendem trazer o Shenzhou-8 de volta a Terra, e assim será possível analisar experimentos feitos em órbita.