Caças MIG-29 comprados por um civil
Don Kirlin, piloto da Marinha dos EUA e de aeronaves comerciais, é Presidente e Fundador da Air USA. Embora a Air USA desloca aeronaves em todo mundo, a sede da Air USA está localizada no Aeroporto Regional Quincy. O voo marcou os trabalhos de vários anos pela Air USA, que segundo a empresa, “não é fácil de levar para os EUA e voar”. Ao primeiro MiG-29 foi dado o nome de ‘Natasha’, e segundo a empresa mais três deverão estar voando em breve.
O ex-piloto da USAF, e instrutor, Fred “Spanky” Clifton, foi o piloto nos primeiros voos. Clifton já voou com as aeronaves F-5, F-15 e F-16 antes de se tornar um piloto de intercâmbio de caças MiG-29 com a Força Aérea Alemã, a Luftwaffe.
Uma vez que a aeronave receba a autorização da FAA, ela se juntará a frota da Air USA de aeronaves Aero L39, L59, Alpha Jet e MiG-21 que já se apresentam nos EUA. As aeronaves da frota são utilizadas numa variedade de operações com aeronaves fictícias com os militares dos EUA, incluindo treinamentos de interceptação, defesa aérea, simulação de ameaças, reboque de alvos e ataque eletrônico, assim como pesquisa e desenvolvimento. Agora, um segundo caça MiG-29UB civil, prefixo N29UB (c/n: 50903014896), que pertence a Historic Flight Foundation, do empresário norte americano John Sessions, que também possui outras históricas aeronaves, como uma coleção de Grumman Cats, voou dia 23 de janeiro.
A Air USA foi formada em 1994 e tornou-se um sucesso na importação, certificação e fornecimento de mais de 50 aeronaves militares a jato estrangeiras para clientes dos EUA.