Missão Spirit, rover Opportunity em Marte
Tal como o seu rover gêmeo, Opportunity missão Spirit, foi baseado em 90 dias solares de missão na superfície de Marte.
Um dia solar em Marte é cronometrado em 24 horas 39 minutos e 35,24409 segundos. Comparado a hora da Terra, os resultados do dia solar marciano dura 2,7% mais que a da Terra. Assim, desde a aterragem em Marte, o Opportunity tem operado 2844 sols marcianos, equivalente a 2.922 dias da Terra.
A Opportunity tem buscado conhecimento científico com base em seus objetivos de missão, incluindo a busca e desvendendo as característica das rochas e solos.
Outros objetivos da missão do Opportunity inclui a determinação da distribuição e composição de minerais, rochas e solos em torno do local de pouso; determinação dos processos geológicos que moldaram o terreno local e influenciou a química, incluindo água, vento e erosão, sedimentação, mecanismos hidrotermais, vulcanismo e formação de crateras, a calibração de desempenho e validação de observações de superfície de Marte feitas pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter para ajudar a determinar a precisão e a eficácia dos diversos instrumentos de pesquisa da geologia marciana.
Além disso, os objetivos do Opportunity continuará a girar em torno da busca de ferro contendo minerais, incluindo a identificação e quantificação das quantidades relativas de tipos de minerais específicos que contenham água ou foram formados na água; a caracterização da mineralogia e texturas de rochas e solos para determinar os processos que os criaram, a busca por pistas geológicas com as condições ambientais que existiam quando a água líquida estava presente, e a avaliação da adequação do ambiente marciano propício para a vida.
Para realizar as tarefas, o Opportunity foi realmente construída para durar. Com uma altura de 4,9 m, uma largura de 7,5 m, e um comprimento de 5,2 m, o rover de utilidade de seis rodas foi construído com painéis solares nas suas \”costas.
Estes painéis solares, a condição operacional de pico, foram projetados para produzir 140 watts de energia por quatro horas por dia. A energia produzida a partir dos painéis solares é então transferida para o Opportunity, permitindo assim que o rover economize energia quando não necessário.
Cada uma das rodas do Opportunity tem seu próprio motor, assim como nas seções de direção de unidade dianteiro e traseiro.
Com uma velocidade máxima de 2m/s, foi afixada com nove experimentos científicos, incluindo uma câmera panorâmica para examinar a textura, cor, mineralogia e estrutura do terreno marciano; uma câmera para a navegação, o Miniature Thermal Emission Spectrometer para identificar as rochas e solos promissores, um braço robótico; ímãs para coleta partículas de pó magnético; um microscópio para close e imagens de alta resolução de rochas e solos, da ferramenta de abrasão de rochas (RAT) para poder carregar algumas rochas a bordo do rover.
Opportunity da Mars Rover foi nomeado através de um concurso de redação de estudantes. O vencedor foi um estudante russo que falou do espírito e da oportunidade de realizar seus sonhos nos Estados Unidos depois de viver uma parte de sua vida em um orfanato.
Depois de um cruzeiro de 6,5 meses até Marte, Opportunity atingiu a atmosfera marciana em 24 de janeiro de 2004.