Conheçam a RSC Energia
A riqueza de experiências acumuladas pela equipe RSC Energia é relevante no mundo de hoje. Sem dúvida, ela é utilizada na realização de programas espaciais do governo russo, mesmo quando a Rússia participa de projetos internacionais de missões a Marte, a Lua, aos demais planetas e outros corpos no nosso Sistema Solar. Este pessoal é capaz de alcançar novos horizontes no desenvolvimento e operações da tecnologia espacial do século 21 e ainda assim, continuar a fazer contribuições sucessivas que mudarão a história das conquistas futuras do espaço.
Há cerca de 55 anos da Era Espacial, foi introduzido o lançamento do primeiro satélite artificial da Terra.
Este avanço para as estrelas foi alcançado pela equipe do RSC Energia, equipe estabelecida e liderada pelo acadêmico Sergei Korolev, o pai do vôo espacial como uma disciplina prática. Foi nesta empresa, conhecida em todo o mundo como SP Korolev Rocket and Space Corporation Energia, que o míssil intercontinental balístico lendário R-7 foi projetado e fabricado.
Sua modificação gerou o Sputnik veículo de lançamento, em 04 de outubro de 1957 entregues para a órbita baixa da Terra, o primeiro satélite Simples (sigla em russo – PS-1), conhecida em todo o mundo como o Sputnik. Ele foi desenvolviodo e criado dentro do RSC por cientistas, engenheiros, técnicos e trabalhadores.
Senso de propósito e de alto profissionalismo, abnegação, dedicação – essas qualidades típicas dos desbravadores, que caracterizou a equipe dirigida por SP Korolev, – tornou possível construir e colocar no espaço satélites e naves espaciais interplanetárias robótico para Vênus, Marte e Lua. Em apenas quatro anos estas conquistas foram acompanhados pelo vôo da nave espacial Vostok, que foi desenvolvida na RSC Energia e levadas para o espaço o primeiro homem da Terra, Yuri Gagarin. Um novo capítulo apareceu nos anais da história do espaço – a era do vôo espacial tripulado.
A conclusão bem sucedida de programas de estações Salyut orbital, da estação orbital Mir, uma série de projetos internacionais (Apollo-Soyuz, Interkosmos, Euromir, Mir-Shuttle e Mir-NASA), a experiência de trabalhar nos projetos lunares L1 e N1- L3, o sistema espacial reutilizável Energia-Buran e outros, – ampliou o conhecimento da Terra e seus arredores, desde a metodologia para implementação de programas complexos, abrindo caminho para a integração da Rússia na comunidade mundial do espaço e na implementação dos atuais e futuros projetos internacionais, como a Estação Espacial Internacional e Sea Launch.
Atualmente, a Agencia Marcos Pontes é a única empresa brasileira credenciada para levar turistas a conhecer o complexo da RSC Energia, na Rússia.