Programa Espacial chinês
A espaçonave Shenzhou foi projetada e desenvolvida por muitas empresas chinesas. O empreiteiro principal foi a China Academy of Space Technology (CAST) e foi responsável pelo conceito geral do foguete.
Qi Faren foi nomeado o designer-chefe da equipe de design Shenzhou, em 1992, sendo posteriormente sucedido em 2004 por Zhang Bai-Nan. Qi Faren foi também o projetista-chefe da DongFanf Kong, que trabalhou no primeiro satélite da China.
CAST foi responsável pelo design do módulo orbital e de reentrada, e da Academia de Shanghai Spaceflight Tecnologia (CET) foi o responsável de design de módulo de serviço, bem como o sistema de energia elétrica, sistema de propulsão e de telemetria, rastreamento e comunicações de sistemas.
O desenvolvimento de cargas úteis a bordo foi feita pela Academia Chinesa de Ciências. O desenvolvimento do controle ambiental e sistema de suporte de vida foi encarregado pelo Instituto de Engenharia Espacial e Medicina e também pela Academia de Tecnologia Aeroespacial de Propulsão Sólida, responsável pelo sistema de escape de lançamento.
Shenzhou foi baseada na nave Soyuz TM-russo e pode transportar até três astronautas dentro de seu módulo de reentrada. Este módulo oferece um espaço totalmente pressurizado e habitável em todas as fases da missão, mas os taikonautas também podem usar o módulo orbital que fornece espaço habitável adicionais para a realização de experimentos científicos.
Este módulo está equipado com navegação, comunicações, controle de vôo, controle térmico, baterias, tanques de oxigênio e sistemas de propulsão.
O peso total da nave espacial é 8,082 kg, comprimento 9,25 metros, um diâmetro máximo de 2,80 metros e uma extensão de 17,00 metros.
Este módulo está equipado com o sistema de propulsão Shenzhou principal que consiste em quatro impulsos de alta performance pelos motores principais, além de 24 pequenos motores de propulsão de controle, bem como quatro tanques de 230 litros de propelente contendo um total de 1.000 kg N2O4/MMH.
No futuro, o Tiangong serão atualizados para um veículo de carga a serviço da estação classe-MIR com o seu módulo central que deve ser lançado em 2020, mas antes a China planeja lançar o TG-2 Tiangong-2 em 2014 (para desenvolver tecnologias para a água e oxigênio necessários para a regeneração de curto prazo, permanecer em órbita e realizar alguns experimentos científicos) e TG-3 Tiangong-3 em 2015/2016.