Missão a Marte foi aprovada
Uma missão recorde simulada para a viagem a Marte terminou com rostos sorridentes depois de 17 meses.
Mars500, como foi chamada, composta por seis voluntários que sairam dia 4 de novembro de sua “nave espacial” para serem saudados pelos cientistas que os aguardavam felizes, já que os resultados foram ainda melhor do que o esperado.
Mars500, a primeira simulação de alta fidelidade para uma missão humana para o nosso planeta vizinho, começou 520 dias atrás, em 3 de junho de 2010, no Instituto de Problemas Biomédicos de Moscou.
A tripulação internacional foi isolada em suas espaçonaves interplanetárias “simuladas”, seguindo fielmente as fases de uma missão real: um longo vôo a Marte, a inserção em órbita ao redor do planeta, o desembarque, a exploração de superfície, o retorno à órbita, um voo de regresso monótono e chegada na Terra.
Durante o vôo, a tripulação realizou mais de 100 experimentos, todos ligados aos problemas de missões de longa duração no espaço profundo.
Para adicionar ao seu isolamento, as comunicações com o controle da missão foram artificialmente adiadas para imitar os atrasos naturais ao longo dos grandes distâncias em um vôo real a Marte.
A tripulação de três russos, um chinês e dois europeus teve um desempenho excepcionalmente bom. Eles mantiveram-se juntos e mostraram que o espírito de motivação e equipe pode manter os seres humanos bem, mesmo em condições muito difíceis. Os cientistas estão satisfeitos com a disciplina excepcional.
Muito obrigado pelo seu esforço extraordinário\”, disse o Diretor Geral da ESA, Jean-Jacques Dordain em sua saudação de Paris depois que a tripulação pisou fora de seu módulo. \”Saúdo a coragem, determinação e generosidade desses jovens que dedicaram quase dois anos de suas vidas a este projecto, para o progresso da exploração espacial humana.
A escotilha foi aberta e os \”marcionautas\” sairam dos módulos e cumprimentaram os diretores da missão.
Após o seu primeiro gosto de liberdade, eles passaram por uma avaliação médica e foram levados ao encontro de suas famílias e amigos íntimos.
\”É ótimo ver todos vocês novamente\”, disse Diego Urbina, tripulante italiano da ESA – resumiu.