Sucesso no lançamento da Soyuz e natal no espaço
A nave espacial russa Soyuz TMA-03M – também conhecida pela sua designação americana 29S – foi lançada em direção à Estação Espacial Internacional (ISS) à partir do Cosmódromo de Baikonur, dia 21/12/2011 às 13:16 GMT (07:16 hora do Cazaquistão local) , levando três tripulantes para Expedição na estação.
Soyuz TMA-03M é a terceira \”digital\” TMA-M (série 700) de lançamento da Soyuz para o espaço e marca a transição completa do Soyuz para a era digital, uma vez que cada Soyuz daqui pra frente também será atualizada para a variante digital.
As atualizações consistem em displays Neptun atualizados no painel de controles, bem como sistema de componentes mais leves que permitem mais carga útil (~ 50 kg) para ser lançado dentro da Soyuz.
Após um vôo de dois dias livres, Soyuz TMA-03M irá de encontro com o ISS na sexta-feira (23 de dezembro).
É tradição para as tripulações que chegam à ISS durante o período de festas trazer presentes natalinos para seus colegas – como foi visto no dia 22 de dezembro de 2009, quando a recém-acoplada Soyuz TMA-17 entrou na tripulação da ISS carregando árvores de Natal e usando chapéus de Papai Noel. Assim, esta previsto repertir-se o momento de confraternização.
Soyuz TMA-03M ficará acoplada à ISS até 16 de maio de 2012, quando então ela vai desencaixar e rumará a Terra, aos estepes do Cazaquistão.
Curiosidades dos tripulantes da Soyuz TMA-03M:
Soyuz TMA-03M está levando uma tripulação bastante atípica, uma vez que nenhum dos três tripulantes são aviadores militares, e dois são oriundos de meios médicos e de pesquisa – uma forma de entender as novas mudanças, agora que a ISS entrou na era da utilização mundial, após a egemonia dos EUA na estação e a aposentadoria dos ônibus espaciais.