Competição para enviar experimentos de estudantes para o Espaço
YouTube, Lenovo e Space Adventures, em cooperação com as agências espaciais, incluindo a National Aeronautics and Space Administration (NASA), a Agência Espacial Europeia (ESA), e a Japan Aerospace Exploration Agency (JAXA), anunciou hoje os sessenta finalistas do YouTube Space Lab (youtube.com/Spacelab), a competição mundial que desafia a ciência jovens entre 14 e18 anos para projetar um experimento científico, podendo ser realizado no espaço.
YouTube espaço Lab recebeu milhares de inscrições de vídeo de mais de 80 países, um número notável, dado o enorme desafio de projetar um experimento que poderia realmente ser realizado no espaço – algo que tem sido tradicionalmente a missão de astronautas e cientistas qualificados.
Os participantes não só descreveram suas idéias para estes experimentos científicos através de vídeo, mas demonstraram animação e os procedimentos que estavam submetendo.
Os EUA liderou com 10 finalistas, seguido pela Índia com nove. Completando os cinco principais países em termos de inscrições totais são a Polonia, Canadá e Espanha.
Até 24 de janeiro, a comunidade do YouTube será convidada para julgar essas entradas ao lado de um painel de prestígiados juízes, incluindo o renomado cientista, Stephen Hawking, administrador associado da Nasa para a exploração humana e William Gerstenmaier, administrador associado da Nasa, da Educação o ex-astronauta Leland Melvin, o astronauta da ESA Frank De Winne, astronauta Akihiko Hoshide JAXA e fundador do Cirque du Soleil Guy Laliberté, para determinar os vencedores. Usuários do YouTube e da comissão julgadora determinará 6 vencedores regionais (2 equipes de cada uma das três regiões), que irá viajar para Washington, DC, onde os vencedores (2 equipes de cada grupo etário) será anunciado em março.