Assista uma magnífica Aurora Boreal
Reserve já!
A cada 11 anos, o gráfico de atividade solar registra um novo pico do ciclo. * Quanto maior o número de manchas solares, mais o Sol está expelindo seu plasma. O último pico ocorreu em 2023 e isso significa que estamos nas maiores fases.
- Como as auroras acontecem?
As auroras – boreal no Hemisfério Norte e austral no Sul – se formam pelo choque de partículas ionizadas que vêm do Sol com as da magnetosfera terrestre, que são aceleradas em direção aos polos da Terra e colidem com as moléculas de gás da atmosfera. Estas saem de seu estado energético baixo e, ao voltar ao normal, liberam energia em forma de luz.
- Quando são mais frequentes?
O Sol sempre expele matéria, mas há épocas mais ativas. Os picos desse ciclo acontecem a cada 11 anos, entre Março a Setembro. Ao longo do ano, o melhor período para ver as auroras é no inverno, com o céu bem escuro, além do equinócio de Outono.
- Por que no equinócio?
Nos equinócios (quando os hemisférios são iluminados igualmente pelo Sol, fazendo noites e dias terem quase a mesma duração), a configuração geométrica otimiza a interação entre a magnetosfera e o vento solar, permitindo um rápido fluxo de partículas para o interior da atmosfera.
- Por que as auroras são vistas somente nos Polos?
Porque o campo magnético é mais intenso nos polos, atraindo o vento solar.
- Por que não se ouve falar da aurora austral?
As auroras boreais são visíveis em regiões habitadas, ao contrário das austrais, que ocorrem na Antártica.
- Por que as luzes da aurora “dançam” no céu?
Por causa da perturbação da magnetosfera terrestre pelo vento solar ou da atuação do próprio vento da atmosfera.
- Como a massa solar chega à terra?
Quando a atividade da massa solar externa (coroa) fica intensa, há grandes explosões e o plasma é ejetado para o espaço a uma velocidade de até 3 milhões de quilômetros por hora.
PREVISÃO DO ROTEIRO – Islândia, 8 DIAS e 7 NOITES, saída dia 16/10 à 24/10:
ASSISTA UMA MAGNÍFICA AURORA BOREAL –
O nosso roteiro possuí datas e locais para conseguirmos a melhor experiência da Aurora Boreal.
1º dia – SÃO PAULO / REYKJAVÍK
Apresentação no Aeroporto Internacional de Guarulhos com no mínimo 3 horas de antecedência para embarque com destino Reykjavik (voos com conexão em Londres ou Paris).
2º dia – REYKJAVIK
Chegada ao aeroporto e trâmites de imigração.
Apresentação para check in e embarque com destino a Islândia (Reykjavík – Aeroporto de Keflavik).
Traslado de chegada do aeroporto de Keflavik ao hotel em Reykjavík em serviço regular van shuttle (Airport Direct Premium).
As vans aguardam cerca de 30 minutos após o horário de chegada dos voos, por isso, não perca tempo. Após os trâmites de entrada no país siga diretamente ao desembarque. Ao sair na área de desembarque você deverá se dirigir ao guichê com indicações de ônibus e vans Airport Direct Reykjavík e trocar o seu voucher pelo ticket de embarque. Siga até a área externa do terminal onde estão localizadas as vans laranjas com logo azul e branco escrito Airport Direct. A viagem até Reykjavík leva em torno de 40 a 45 minutos. Informe o seu hotel de destino ao motorista. O ônibus irá deixá-lo próximo ao hotel, por isso, não leve muitas malas e cuidado com o peso. Poderá ser necessário caminhar durante alguns minutos até o hotel. Caso prefira um traslado privativo com motorista em inglês consulte os valores na tabela de preços e solicite esta opção no ato da reserva. Noite livre para passear a pé pela cidade ou descansar da longa viagem. Pernoite em hotel. Sem refeições inclusas.
3º dia – REYKJAVIK / LAGOA AZUL / AURORA BOREAL
Café da manhã no hotel. Hoje você visitará a famosa Lagoa Azul. Você poderá nadar e relaxar nessa incrível piscina de águas quentes a céu aberto. Fará uma das atividades mais tradicionais do país, que tem diversas piscinas espalhadas por toda a ilha. Retorno para Reykjavík e dependendo do horário você terá tempo livre para visitar a cidade no seu ritmo. Nessa noite, você fará a primeira saída noturna em ônibus regular para avistar a fantástica Aurora Boreal. Se as condições climáticas e a atividade estiverem ideias você terá a oportunidade de presenciar um dos fenômenos naturais mais belos e intrigantes! Importante: Utilize roupas adequadas para o inverno, na Islândia além das baixas temperaturas venta muito. Não deixe de usar agasalhos com pluma de ganso, botas impermeáveis, luvas, cachecol, gorro, segunda pele, fleece, anorak, etc. Não se esqueça de levar roupa de banho (biquini, sunga, etc) e uma toalha pequena para aproveitar o banho na Lagoa Secreta. A Aurora Boreal é um fenômeno natural e em dias de céu nublado, chuvoso ou com neve será mais difícil avistá-las. Por se tratar de um roteiro de inverno, a ordem dos passeios e as atividades poderão sofrer alterações localmente visando a segurança dos participantes. Pernoite em hotel. Café da manhã incluso.
4º dia – REYKJAVIK / CÍRCULO DOURADO / GULLFOSS / GRANDE GÊISER / PARQUE NACIONAL THINGVELLIR Hoje, visitaremos a famosa Cascata de Ouro, a bela Gullfoss e a zona geotermal onde se encontra o tão fotografado Grande Gêiser e o ativo gêiser de Strokkur. Seguiremos até o Parque Nacional Thingvellir, um local de grande importância histórica e de geologia impressionante. Neste local as placas tectônicas da Eurásia e América estão se afastando a cada ano. Retorno a Reykjavík e noite livre. Pernoite em hotel. Café da manhã incluso.
5º dia – REYKJAVÍK / PARQUE NACIONAL DE SNAEFELLSNES / REYKJAVÍK Saída bem cedinho de Reykjavík em viagem com destino a Península de Snaefellsnes localizada na região oeste da Islândia. Essa região de parque nacional é muito especial e é chamada de Islândia em miniatura porque é possível encontrar diversas paisagens e elementos como montanhas, cachoeiras, desfiladeiros, vulcões, praias de areias negras e vilarejos típicos de pescadores. O lugar é ainda muito famoso por ter inspirado Jules Verne a escrever seu romance “Viagem ao Centro da” Terra. Teremos o dia todo para explorar a região, avistar o vulcão que tem um glaciar em seu topo, o Snæfellsjökull. Visitaremos a cidadezinha de Stykkishólmur, onde foram filmadas cenas do filme de Hollywood, A Vida Secreta de Walter Mitty. Teremos tempo para conhecer lindas praias de areias negras, montanhas, rochedos e retornaremos no final do dia para Reykjavík. Pernoite em hotel. Café da manhã incluso.
6º dia – REYKJAVIK / DIA LIVRE / AURORA BOREAL Dia livre em Reykjavík. Aproveite para caminhar a pé pela região central da cidade, conhecer lugares como a rua principal chamada de Laugavegur, a famosa casa de concertos chamada Harpa, a famosa igreja da cidade, entre outros. Se preferir aproveite para adicionar outros passeios como cavalgada, que certamente é imperdível. Hoje faremos uma saída noturna em ônibus regular para avistarmos a fantástica Aurora Boreal. Se as condições climáticas e a atividade estiverem ideias teremos a oportunidade de presenciar um dos fenômenos naturais mais belos e intrigantes! * Importante: Utilize roupas adequadas para o inverno, na Islândia além das baixas temperaturas venta muito. Não deixe de usar agasalhos com pluma de ganso, botas impermeáveis, luvas, cachecol, gorro, segunda pele, fleece, anorak, etc. As Luzes do Norte são um fenômeno natural e em dias de céu nublado, chuvoso ou com neve será mais difícil avistá-las. Por se tratar de um roteiro de inverno, a ordem dos passeios e as atividades poderão sofrer alterações localmente visando a segurança dos participantes. Pernoite em hotel. Café da manhã incluso.
7º dia – COSTA SUL / VIK / SELJALANDSFOSS / SKOGAFOSS / PRAIA DE REYNISFJARA / REYNISDRANGAR Hoje visitaremos a Costa Sul da Islândia, uma das regiões de maior beleza cênica da ilha. Viajaremos até a distante vila de Vik, charmosa e rodeada por lindos penhascos repletos de ninhos de aves marinhas. No caminho, faremos uma parada na cachoeira de Seljalandsfoss, onde poderemos caminhar por trás de sua queda e fazer incríveis fotos. Faremos outra parada na Skogafoss, a cachoeira mais fotografada da região, com mais de 60 metros de altura. Visitaremos a famosa praia de areias negras e ondas traiçoeiras e perigosas de Reynisfjara, aqui poderemos avisar as formações impressionantes de Reynisdrangar. Se gouver tempo e dependendo da época do ano, faremos uma rápida visita a região do glaciar Solheimajokull. Retorno e noite livre em Reykjavík. Pernoite em hotel. Café da manhã incluso.
8º dia – REYKJAVIK / SÃO PAULO
Café da manhã no hotel e traslado ao aeroporto de Reykjavík. Embarque em voo de retorno ao Brasil (voos com conexão em Paris ou outras cidades da Europa). Instruções para o traslado do hotel em Reykjavík até o aeroporto. Você deverá solicitar o agendamento do traslado Flybus na recepção do seu hotel com um dia de antecedência a data da viagem. Será necessário mostrar o voucher do operador e informar o horário correto de seu voo para a recepcionista. Reconfirme nesse momento o ponto exato de saída do traslado. No dia do traslado, aguarde no local indicado, com antecedência de 30 minutos a chegada do transporte. Caso ocorra demora solicite novamente a recepção que entre em contato com o operador. Ao chegar na estação central de ônibus você deverá trocar de transporte. Em seguida, partiremos em direção ao Brasil.
Tudo isso na melhor condição de custo-benefício disparado! Diz para gente se gostou?
Será um prazer realizar esta fascinante experiência!
OBSERVAÇÃO: Previsão de roteiro, sujeito a alterações devido a fatores de força maior. Passagens aéreas não estão inclusas na proposta.
Está incluso:
■ Recepção / saída do Aeroporto;
■ Hospedagem em hotel com café da manhã e internet;
■ Transporte com motorista especializado;
■ Serviços de guia especializado (em português);
■ City Tour;
■ Local apropriado para melhor visualização das Auroras Boreais;
■ Seguro viagem;
■ Certificado de participação autografado por Marcos Pontes;
■ Brindes de viagem.