Fórum de Astrofísica de Alta Energia
De 13 à 16 de dezembro de 2011 no Instituto de Estudos Espaciais, RAS (Moscou) será o anfitrião da Conferência anual \”Astrofísica de Alta Energia hoje e amanhã.
Durante quatro dias, em Moscou se reunirão os principais cientistas da Rússia e do exterior para discutir os resultados mais interessantes no campo da astrofísica de alta energia, raios-X e astronomia de raios gama: o estudo de buracos negros e estrelas de nêutrons para os problemas cosmológicos da origem e evolução do universo.
O principal evento do ano em astrofísica deste país, é claro, foi o lançamento do observatório russo de ondas de rádio \”Spektr-R\” no âmbito do \”Radioastron\” (18 de julho de 2011).
O estado atual do dispositivo e os dados serão informados por Yuri Kovalev, membro do Astro Space Center da FIAN. O próximo dispositivo na série \”Spectrum\” deve ser o Observatorio de raio-X \”Spektr RG\”, a preparação está em andamento (lançamento previsto para 2013).
O programa da conferência, tradicionalmente amplo, inclui todas as seções de alta energia astrofísica, raios-X e astronomia de raios gama.
Uma sessão separada será dedicada à cosmologia – o estudo da origem e evolução do universo. A importância desses temas para a ciência moderna confirmou a decisão de atribuição do Prêmio Nobel de Física em 2011 para a descoberta de \”energia escura\” nos dados de observação de supernovas.
Um relatório interessante no qual os dados são usados para estudar a astrofísica de sistemas planetários e sugere a possível existência de planetas perto de buracos negros e, em particular, núcleos galácticos ativos, será apresentado pelo Professor Sergei Nayakshin (Leicester University, UK).
A Conferência sobre \”Astrofísica de Alta Energia hoje e amanhã – 2011\” é realizada com o apoio do IKI, Russian Academy of Sciences, e é assistido por mais de 200 participantes de instituições de pesquisa na Rússia, Europa, EUA e Austrália.