Primeiro Brasileiro no Espaço
12 de abril de 1961 , o russo Yuri Gagarin realizou a proeza pela qual Dia da Cosmonáutica se tornou feriado na Rússia. Ele inaugurou a era dos voos espaciais tripulados. Há 53 anos , graças às mentes brilhantes, graças ao trabalho dedicado de milhares de cientistas e engenheiros do mundo pela primeira vez uma pessoa chegou a órbita da Terra.
O vôo espacial de Gagarin durou 108 minutos . Em nossos dias , quando comparadas as expedições espaciais atuais, este tempo de vôo parece insignificante. Porém, em 1961 , cada um destes minutos significou a descoberta do desconhecido. Yuri Gagarin provou que as pessoas podem viver e trabalhar no espaço.
No Brasil, a data aconteceu em 29 de Março, quando comemorou-se o dia do astronauta no Aeroclube de Bauru (SP) e também o aniversário de 8 anos da Primeira Missão Espacial Brasileira, quando o Brasil decolou rumo ao espaço da plataforma 1 do Centro de Lançamento de Baikonur. Neste dia foi inaugurada uma histórica estátua em homenagem ao nosso pioneiro espacial, o astronauta Marcos Pontes.
Para comemorar as duas datas, diversas atividades foram programadas: exposição de aviões, paraquedismo, aeromodelismo, música, voos, demonstrações de operações militares, rasantes de caças, planetário, encontro com o astronauta e muito mais.
Temos realmente algo para se orgulhar, quando o assunto é exploração do espaço. Nosso país tomou uma posição importante de liderança sul americana para uma série de áreas de alta tecnologia.
Agora não há necessidade de convencer ninguém da importância do desenvolvimento da indústria espacial. As circunstâncias provaram que nenhum dos problemas globais, seja ambiental , médico , fabricação ou a segurança internacional, não podem ser resolvidos sem a utilização dos recursos espaciais.